SISU 2022: Edital, Inscrições, Notas de Corte e Resultado

O Ministério da Educação (MEC) divulga anualmente todas as datas e informações do programa. O SISU 2022, oferta vagas aos alunos que fizeram as provas do ENEM no final do ano anterior. Assim sendo, todos os cursos são disponibilizados gratuitamente para os participantes.

Continue a leitura deste guia informativo, e saiba todos os dados do programa, tais como, inscrições SISU 2022, vagas, nota de corte, resultados, etc. Entenda tudo!

SISU 2022
SISU 2022

Com Funciona o SISU?

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do Ministério da Educação do Brasil, durante dois semestres por ano. Seu principal objetivo é eleger os alunos para vagas em universidades ou instituições estudantis de ensino público em todo o território nacional.

Só poderão participar das duas seções do programa os estudantes que participaram do ENEM 2022 e não zeraram a nota da redação.

Outros programas que também utilizam a nota do Enem são:

Inscrições SISU 2022?

As inscrições para o SISU 2022 do segundo semestre, resultado, matrícula e o cadastro na lista de espera respeitam uma data de início e final, que devem ser seguidas por todos os candidatos. São as principais datas do programa:

Inscrições:

  • Data de abertura 4 de junho
  • Data de encerramento: 7 de junho

Resultado:

  • Após dia 10 de junho

Matrícula:

  • Data de abertura: 12 de junho
  • Data de encerramento: 17 de junho

Lista de espera:

  • Data de abertura: 11 de junho
  • Data de encerramento: 17 de junho

Como se Inscrever no SISU

  1. Acesse o site do SISU, pelo link: https://sisu.mec.gov.br/;
  2. Faça um login na portal com seus dados pré cadastrados anteriormente na inscrição do ENEM 2022;
  3. No primeiro acesso, será obrigatório confirmar seus dados pessoais;
  4. Confira as informações sobre o seus cursos escolhidos na primeira e segunda opção;
  5. Posteriormente, clique na opção “Escolher a modalidade” e liste o curso de seu interesse;
  6. Deste modo, você saberá todas as informações referentes ao seu curso.

Descubra também como se inscrever em outros programas educacionais:

Vagas SISU

As vagas do SISU de 2022, são disponíveis na primeira chamada para a matrícula diretamente nas instituições, presencialmente.

Para os estudantes não selecionados na primeira chamada, será possível se inscrever nas listas de espera dos cursos do SISU. Portanto, o candidato poderá acessar as vagas remanescentes não só da primeira opção, mas também da segunda opção escolhida anteriormente à prova.

Nota de Corte SISU

Logo no início das inscrições, será divulgado a nota de corte de cada curso participante do SISU.

Deste modo, todo os candidatos poderão verificar a nota de corte dos cursos em que se candidataram. O estudante deverá saber, neste ponto, se deseja continuar na escolha do curso ou mudar, e poderá acessar a nota de corte todos os dias para tomar a decisão.

Além disso, o sistema da nota de corte pode ter pesos diferentes para cada modalidade de cursos.

Resultado SISU

O resultado do SISU 2022 será divulgado no dia 14 de julho e as matrículas poderão ser feitas digitalmente ou presencialmente a partir de 16 de julho até o dia 21 de julho no site da instituição de ensino que disponibilizar esta opção ou diretamente na secretaria da Universidade.

Por fim, todos os alunos que não forem aceitos nos cursos escolhidos, poderão ainda ficar na lista de espera do SISU. Para isso, deverá ser feito um cadastro até o dia 21 de julho. Neste caso, as listas de chamadas dependerão das vagas remanescentes e caberão aos estudantes ficarem atentos às datas.

Deixar uma resposta